sábado, 31 de dezembro de 2011

BALANÇO DA VIDA NO FIM DO ANO

Um ano passou. O que você fez deste tempo todo que passou? O que você fez dos doze meses, das 52 semanas, dos 365 dias, das oito mil setecentas e sessenta horas, dos quinhentos e vinte cinco mil e seiscentos minutos, dos trinta e um milhões, quinhentos e trinta mil passos/segundos de tempo para preencher? Ou você deixou tudo vazio? Quantas decisões você deixou de tomar no minuto exato? Mas o que você fez em todo esse tempo. Vamos fazer o balanço da vida.
O balanço vai e vem. A vida também, vai e vem, e nesse vai e vem da vida muitos se perdem. Se perdem por que no vai e vem da vida não sabem parar.
Fim de ano. Início do outro ano. Momento de balanços. Balanços empresariais, familiares, balanços de clubes, de sociedades etc. Balanço de coisas.
E o balanço da vida? A gente corre, luta, se preocupa, ganha dinheiro, perde dinheiro, ri e chora, vive alegre e solidões, vibra com a saúde e se deprime com a doença, vive um ano e mais, e mais um..... e quando nota, gastou a vida.
Uma vida voltada para as coisas, voltada para o fora de si mesmo. Com alegria se olha para o carro que se adquiriu, para a geladeira ou para o sofá novo. Com tristeza se conversa sobre o dinheiro que se perdeu, sobre o televisor que se estragou.
E a vida? E a vida?
A vida vai de arrasto atrás das coisas e se perde como ilusão. A vida não se conta. Da vida não se fala. A vida é assunto proibido. E o balanço da vida?
O casal não tem tempo e mesmo nem passou pela cabeça de sentar um pouco no final do ano e rever sua vida matrimonial, seus fracassos e seus progressos. Nem imaginaram roubar um tempo para uma conversa a sós, na intimidade de suas vidas para rever suas posições tomadas, seu relacionamento, sua comunhão de vida. A família faz as festinhas de fim de ano e não tem coragem de sentar em redor de uma mesa para ver e sentir a quantas anda. É assunto proibido examinar o relacionamento entre pais e filhos, a colaboração que existe, as falhas que impedem a harmonia familiar.
E a pessoa humana, eu e você, paramos um momento para sentir que estamos vivendo? A vida nos empurra, nos leva à frente e não paramos para refletir sobre nossas tristezas e alegrias, sobre o quanto amamos e quanto deixamos de amar, sobre o bem que fizemos e o mal que praticamos, sobre a indiferença ou a paixão pela vida. A maioria esmagadora das pessoas passam á margem da vida, sofrendo e lutando sem saber porque, sem buscar a razão do que se faz.
É final de ano. No meio de corre-corre da vida é saudável pararmos para fazer nosso balanço. O balanço da vida. É a única razão de viver. Enquanto nos deixamos envolver pelas coisas e nos deixamos esmagar pelo material não sentiremos a vida. Nós somos muito mais do que isso. Dentro de nós há um reino a construir e a conquistar. Dentro de nós há um tesouro: a vida. Só a sentimos, parando e refletindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário