domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal : Adorar Deus simples e pobre

1 – Contemplar Deus na simplicidade
Com o passar dos anos, o Natal foi se transformando numa festa requintada, preocupada com ceias e presentes sofisticados. Muitas sãos as manifestações natalinas que perderam totalmente a relação com a festa do Nascimento de Jesus e, mesmo assim, são apelidadas com o nome de “celebração do Natal”. O Natal deixa de ser Natal quando perde a simplicidade e se transforma em exibicionismo, em epifania que destrói o teológico, impedindo as pessoas, especialmente aos mais simples, de se aproximarem do Mistério da Encarnação. A primeira condição para se celebrar o Santo Natal, para participar do Mistério do Natal, de Deus que nasce da Virgem Maria, que se faz homem para nos salvar, é a simplicidade. Quando a ênfase do Natal é colocada no glamour, no requinte, em presentes sofisticados, a simplicidade divina é deixada de lado e o presépio torna-se decoração natalina onde o anúncio evangélico do anjo se emudece, fica impedido de ser proclamado a quem o contempla.

2 – Contemplar Deus envolto em faixas
De fato, o Natal é uma grande mensagem de simplicidade ao mundo inteiro. Hoje, na celebração litúrgica do Natal, compreendemos a mensagem divina como convite para viver na simplicidade, porque é na simplicidade que se encontra o segredo da vida. Aliás, compreendemos a mensagem divina porque Deus a transmite com simplicidade e pela simplicidade. Deus não embrulha seu presente ao mundo em embalagens requintadas, amarrando-o em fitas ricamente coloridas... o modo como Deus oferece seu presente ao mundo vem “embrulhado” — envolvido, como diz o Evangelho — em faixas, no modo pobre como os pobres de antigamente envolviam a vida recém-nascida. Tudo é simples, tudo é pobre no Natal de Jesus e, por isso o Santo Natal torna-se a grande celebração da simplicidade, tão visivelmente celebrada na alegria simples das crianças, que fazem brilhar seus olhos e seus sorrisos. Deus se envolve em faixas, Deus se faz simples e pobre para que possamos encontrá-lo na simplicidade e na pobreza. Eis as duas portas que nos conduzem para dentro do Mistério do Natal.

3 – Adorar Deus simples e pobre
Não é sem motivo que os pobres e os simples foram os primeiros a encontrar o presente de Deus, envolvido em faixas. A simplicidade divina atrai a simplicidade humana. E quando a simplicidade humana se deixa encantar pela simplicidade divina, nós caíamos de joelhos para adorar o “Emanuel”, adorar a presença de Deus entre nós, envolvido nas faixas da pobreza e na simplicidade de uma criança recém-nascida. É o que compreendemos contemplando o presépio, com tantos personagens ajoelhados ao redor da manjedoura do Deus Menino. É Natal! É a manifestação da simplicidade divina, é a simplicidade humana se ajoelhando adorante diante do Mistério da Palavra que se encarna e nasce da Virgem Maria. Aquele natal requintando, feito de muitas luzes e presentes sofisticados produz um paradoxo: atrai nossos olhares pela beleza e pela surpresa, mas esconde a mensagem da simplicidade pobre de Deus e nos impede de cair de joelhos para adorar o Mistério da Salvação envolvido em faixas, presenteado a nós nessa Noite Santa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele é um natal sem mensagem de paz, um natal sem mistério, um natal que esconde Deus.

4 – Feliz Natal, envolvido nas faixas de Deus
Hoje, como faço todos os anos, renovo meus votos de Feliz Natal. Neste Natal, desejo que a simplicidade do Menino Deus não apenas toque os vossos corações, mas seja acolhida em minha vida e na vida de todos nós que partilhamos a alegria de celebrar o Santo Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, aqui em nossa comunidade. Celebrem o Natal com alegria, com uma mesa festiva, com a troca de presentes, mas, por favor, não esqueçam de rezar no presépio. Rezar com palavras para agradecer o presente divino que, com toda simplicidade, nos oferece envolvido em faixas. Rezar com os olhos, para contemplar a simplicidade divina nascendo pobre entre nós, deixando que essa cena entre em nossas vidas. Reze também com a imaginação e, pela imaginação entre no presépio e, ao lado de tantos personagens ali ajoelhados, ajoelhe-se e adore Deus, nascido na simplicidade e na pobreza, envolvido em faixas, como presente para que você seja mais feliz e mais santo e santa. Feliz e abençoado Natal a cada um de vocês! Feliz Natal e Boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário