quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE.

Lc 1,39-45

Este Evangelho, o mesmo de ontem, narra a visita de Maria a Isabel e a saudação de Isabel.
Maria foi às pressas. Não precisava tanta pressa. Mas é o desejo de anunciar a nova aurora para a humanidade. É também a força da caridade derramada no mundo pelo Espírito Santo, que Jesus nos trouxe, e do qual Maria acaba de se tornar esposa. O amor desperta dinamismo em nós. Ele suscita pressa em ajudar. A região era montanhosa, quer dizer, difícil de caminhar. E longe. A distância é de 150 km.

O amor de Deus, que foi derramado em nossos corações no batismo, nos impulsiona a amar o próximo e a descobrir as necessidades dos nossos irmãos e irmãs. "Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele" (1Jo 4,16). "Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos" (1Jo 3,14).

A criança que Maria trás dentro de si faz João Batista pular de alegria no ventre materno. Jesus veio trazer alegria. E a presença de Jesus transforma Isabel, uma mulher simples do povo, numa profetiza. É o que disse Maria: Ele vem com a força do seu braço.

Jesus foi o maior presente que a humanidade ganhou. Basta pensar na Santa Igreja, nos sacramentos, no Novo Testamento... São desdobramentos desse presente.

“Bem-aventurada aquela que acreditou.” Além das oito bem-aventuranças, temos mais esta, proclamado por Isabel. Que nós também tenhamos muita fé, para seremos bem-aventurados.

Maria foi a primeira pessoa a acreditar em Jesus, e também a sua primeira discípula e primeira missionária. A visita a Isabel foi a primeira procissão de Corpus Christi.

A Palavra de Deus é como a semente. Ela é fecunda, até em quem é estéril, como Isabel. Se deixamos a chuva da graça molhar o nosso coração, ela cresce e produz frutos.

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” Na Ave Maria, nós continuamos repetindo essa exaltação de Isabel.

Antífona do Ó: “Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: Oh, vinde e iluminar os que jazem entre as trevas, e na sombra do pecado e da morte estão sentados”.

Existe um casal que não tiveram filhos, então adotaram duas crianças, um menino e uma menina. O menino é deficiente mental.

Uma vizinha ia à casa deles e dizia que Nossa Senhora é uma mulher qualquer, e que imagem é coisa errada. A mãe começou a ser envolvida. Ficou triste, tirou as imagens e crucifixo de sua casa e parou de rezar o terço.

Num domingo, eles estavam no banco da igreja, esperando o início da Missa. Estava o casal e as duas crianças. De repente, o menino se levanta, vai lá na frente, abraça a imagem de Nossa Senhora, dá um beijo nela, e volta para o seu lugar.

A mãe sentiu um grande medo e ficou maravilhada, pois recebeu o gesto do filho como um sinal de Deus. Voltando para casa, imediatamente ela recolocou o crucifixo e as imagens nos seus lugares, voltou a rezar o terço, e nunca mais duvidou de sua fé católica. Ela ficou com medo porque o recado de Nossa Senhora foi direto, e vindo através de uma criança deficiente mental.

Vamos pedir a Maria Santíssima e a Santa Isabel que nos ajudem a seguir o seu exemplo na abertura à visita de Deus. Assim o nosso Natal será uma festa como o aniversariante quer.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário