quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O TODO-PODEROSO FEZ GRANDES COISAS EM MEU FAVOR.

Lc 1,46-56


Este Evangelho traz para nós o belíssimo hino que Maria cantou na casa de Isabel, o Magnificat. É a mais bela oração de agradecimento de todos os tempos.

Ela fica feliz e agradece a Deus a Redenção. Naquela criança, que ainda nem tinha nascido, ela anteviu a realização de todas as esperanças do seu povo.

Nosso Deus é poderoso, e vem com a força de seu braço. A sua misericórdia, manifestada no passado, “se estende de geração em geração, a todos os que o temem”. Portanto, também a nós, do Séc. XXI.

Maria se alegra por Deus mostrar o seu amor aos pequenos e necessitados. E veja a própria circunstância em que ela cantou: Tinha ido ajudar a prima, que precisava de um auxílio. É assim que se constrói a nova ordem social inaugurada por Jesus. Ela conta com a nossa fé, fé tão grande a ponto de nos disponibilizarmos a colaborar, mesmo antes de ver as promessas de Deus acontecerem. É assim que Deus nos mostrará a força do seu braço.

A Mãe de Jesus via a Encarnação como o início de uma vida nova na terra, em todos os sentidos. Os soberbos foram dispersados, os poderosos foram derrubados de seus tronos, os famintos terão abundância de bens e os ricos serão despedidos de mãos vazias.

“O Senhor olhou para a humildade de sua serva... Fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo!” Em outras palavras: “Tudo isso é mérito de Deus, não meu”.

Vamos também nós, neste advento, nos alegrarmos pela vinda do Messias, acontecida há 2008 anos, e sairmos de nossas casas, inaugurando já agora a construção do Reino de Deus.

Este é o sonho de Jesus, de Maria e nosso: uma sociedade transformada a partir do coração humano. Que Maria nos ajude a trazer para o nosso meio o Reino do seu Filho.

Certa vez, estava havendo as santas missões numa pequena cidade do interior, e às cinco horas a esposa acordou o seu marido: “Bem, vamos à procissão da penitência?” Ele respondeu: “Hoje não! Amanhã nós iremos”. E os dois puxaram novamente o cobertor, para continuar dormindo.

Neste momento, a cama se quebrou e o casal foi para o chão. Envergonhados, eles se olharam com um sorriso amarelo, levantaram-se e foram para a procissão da penitência. Os dois, mesmo sem dizer, entenderam o sinal de Deus, pois estavam precisando de um passo à frente na vida cristã. Nós não conhecemos o futuro. E se amanhã for tarde demais?

Após a celebração, os dois se confessaram e daí para frente, nem eles os filhos não perderam mais nada do evento religioso que acontecia na paróquia.

A nossa vida aqui na terra é curta, e nós não podemos perder nenhuma oportunidade de acolher a visita de Jesus à nossa vida. É assim que acolhemos a misericórdia de Deus, que “se estende de geração em geração a todos os que o temem”.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário